Sempre que falamos sobre peças hidráulicas de alta performance, é comum que profissionais sem conhecimento aprofundado se perguntem quais são as melhores opções. Por isso, criamos esse conteúdo completo para falar sobre os tipos de vedação JIC e DKO e quais as suas diferenças.
Para saber tudo sobre esses modelos de conexões, quais as suas aplicações recomendadas e onde encontrá-las, continue a leitura!
Conexões JIC: o que são?
As conexões JIC são conexões hidráulicas de aperto que possuem roscas paralelas do tipo UN/UNF, comumente encontradas em ligas de aço carbono e aço inoxidável.
O sistema JIC possui por característica a realização da vedação através de uma superfície de assentamento cônica de 37 graus, tanto nas peças macho, quanto fêmea.
A vedação é feita estabelecendo contato entre o cone presente na peça macho e o cone presente na peça fêmea, comumente utilizada em sistemas de média à alta pressão, porém com certas limitações quando aplicadas em sistema com alto índice de vibração.
Vantagens na utilização de conexões JIC
Para saber quais são as principais vantagens de utilizar as conexões JIC na prática, confira os tópicos abaixo:
- Oferecem fácil instalação;
- Possuem grande variedade de tamanhos, formas, combinações e materiais de fabricação;
- Suportam aplicações de alta temperatura;
- São de fácil manutenção.
Conexões DKO: o que são?
As conexões DKO (Dicht Kegel Oring), comumente fabricadas em ligas de aço carbono e aço inoxidável, são conexões de aperto que possuem roscas paralelas do tipo Métrica.
O sistema DKO possui por característica principal a realização da vedação por meio de uma superfície de assentamento cônica de 24° tanto na peça macho, quanto na fêmea, com o adicional de um O’ring na peça fêmea.
Ou seja, a vedação é feita estabelecendo contato entre o cone presente na peça macho e o cone com O’ring presente na peça fêmea, comumente utilizada em sistemas de alta pressão e podendo trabalhar em sistemas com alto índice de vibração.
Este modelo de vedação, quando existe o encontro de uma superfície completamente metálica com outra composta por um vedante de borracha, é conhecido como vedação Metal Macia.
Vantagens na utilização de conexões DKO
Já quando falamos sobre as vantagens na utilização de conexões DKO, falamos sobre:
- Fornece excelente capacidade de vedação em todos os sistemas, desde baixa até altíssima pressão;
- É uma das melhores opções para aplicações com alta vibração, graças ao anel O’ring presente em seu cone de vedação;
- Possui capacidade de reutilização ilimitada;
- O modelo de vedação metal-macia desta conexão proporciona alta resistência a aplicações com altos índices de vibração;
- Possui classificação de pressão considerada de alta a super alta.
Diferenças entre conexões JIC e DKO
Agora que você sabe mais sobre as conexões JIC e DKO, deve estar se perguntando: “mas afinal, qual a diferença entre elas?”
As conexões JIC têm um cone de alargamento que cria uma vedação metal-metal e é o estilo de conexão hidráulica mais comum. Já as conexões DKO são conexões O-ring de face plana projetadas em formato cônico para eliminar vazamentos em sistemas hidráulicos desde baixa até alta pressão.
Portanto, as conexões JIC são mais usadas nas indústrias militar, aeroespacial e hidráulica. Já as conexões DKO, por oferecerem excelente vedação, são uma das melhores escolhas para a maioria das aplicações de alta vibração.
Encontre conexões JIC e DKO na Hennings
Você está procurando conexões JIC ou DKO no mercado brasileiro, mas não sabe onde encontrar? Acesse o site da Hennings e conheça a nossa linha completa de peças industriais hidráulicas para a sua empresa!