Um problema comum encontrado em operações que lidam com fluidos industriais são contaminações em sistemas hidráulicos.
Mas você sabe o que causa esses problemas, o que eles representam de fato e como você pode evitá-los na prática? Para entender tudo isso e muito mais, confira os tópicos abaixo!
O que é contaminação em sistemas hidráulicos?
As contaminações em sistemas hidráulicos mais comuns são aquelas formadas por partículas insolúveis misturadas ao fluido hidráulico transportado.
De maneira geral, esses resíduos atrapalham o desempenho da produção, isso porque os sistemas hidráulicos não foram projetados para receber fluidos pastosos, mas apenas fluidos puros.
Partículas sólidas transportadas em fluxos de alta velocidade podem ser direcionadas para as pequenas folgas, fazendo com que as válvulas grudem e apresentem riscos maiores ao sistema e até mesmo aos operadores.
Riscos da contaminação em sistemas hidráulicos: quais são?
Alguns dos riscos mais comuns em sistemas hidráulicos onde são encontradas contaminações, são:
- Conexões danificadas;
- Tubos rachados;
- Haste do carretel presa no distribuidor hidráulico;
- Válvula de alívio que não fecha completamente.
Como a contaminação entra no sistema hidráulico?
De forma geral, existem inúmeras formas de contaminações entrarem nos sistemas hidráulicos. Porém, na maioria dos casos, esses problemas ocorrem por meio de:
- Trocas de óleo nas operações;
- Sistemas com engates rápidos;
- Respiro ocasionado pelas máquinas;
- Arranhões na haste do cilindro;
- Juntas e vedações ruins do topo do tanque;
- Partes expostas durante um reparo;
- Retentores gastos;
- Armazenamento de óleo.
Tipos de contaminações em sistemas hidráulicos mais comuns
Mas, afinal, quais são os tipos de contaminação mais comuns em sistemas hidráulicos? Confira abaixo os mais recorrentes!
Ar
Mais comum em sistemas hidráulicos usados para transportar líquidos, o ar afeta a compressibilidade dos fluidos, impactando na eficiência da máquina e no tempo dos ciclos realizados.
A forma mais simples de identificar ar em sistemas hidráulicos é observando se existe a presença de espuma no fluido.
Água
A água também pode ser uma forma de contaminação em sistemas que utilizam fluido hidráulico. Neste caso, os problemas são:
- Afeta a compressibilidade do sistema hidráulico;
- causa problemas de corrosão;
- impacta a capacidade do fluido hidráulico de atuar como lubrificante;
- e até mesmo leva à formação de iodo.
A forma mais fácil de identificar se existe a presença de água em fluidos industriais é identificar se a sua aparência está leitosa.
Contaminação química
Outro tipo comum de contaminação em sistemas hidráulicos é a química, ocasionada pela degradação natural do fluido hidráulico ao longo do tempo. Vale lembrar que altas temperaturas podem acelerar esse processo.
Ou seja, os produtos químicos formam resíduos líquidos ou sólidos que podem prejudicar a funcionalidade dos sistemas hidraúlicos, causando problemas maiores.
Por isso, não é recomendado que sejam misturados diferentes tipos de fluido hidráulico no mesmo sistema.
Encontre peças para fazer a substituição no seu sistema
Você sofreu com a contaminação de sistemas hidráulicos e não sabe o que fazer? Ou quer evitar esse tipo de problema? Então conheça as peças e soluções da Hennings!
Aqui você encontra consultores especializados que te ajudam a escolher as melhores peças para o seu negócio. Inclusive, trabalhamos com peças de qualidade, certificadas, para garantir a saúde dos seus maquinários e sistemas hidráulicos!