Funcionalidades e especificações da válvula Anti-Retorno.

A Válvula anti-retorno é comumente utilizada em processos industriais hidráulicos, além de serem peças muito importantes para a vedação e controle de fluidos. 

Mas você sabe exatamente como elas funcionam, quais são as suas especificações e aplicações? Leia este texto e descubra tudo que você precisa saber sobre o assunto!

O que é uma válvula anti-retorno

Válvula Anti-Retorno

Também chamadas de válvulas de retenção ou válvulas unidirecionais, as anti-retorno são projetadas para permitir que os fluidos transportados circulem em apenas uma direção, evitando, portanto, que os líquidos ou gases conduzidos sigam a direção contrária. 

Além disso, as suas aplicações são diversas, podendo ser usadas, principalmente, nos setores industriais de: óleos, gases, produtos farmacêuticos, papel, celulose e energia elétrica.

Vale lembrar ainda, que no mercado nacional existem diferentes tipos de válvulas anti-retorno, cada uma com uma especificação. A principal divergência entre elas está no material de construção da peça, as mais produzidas são:

  • Aço carbono;
  • Aço inoxidável;
  • Latão.

Como válvulas anti-retorno funcionam na prática

A maioria das válvulas de retenção possuem apenas duas aberturas em seu corpo, com um membro de fechamento situado entre elas. 

Quando o fluido entra na válvula, sua pressão mantém o mecanismo de fechamento aberto. Se o fluido tentar ir para a direção contrária, o membro de fechamento é forçado para trás sobre a entrada da válvula, impedindo qualquer tipo de retorno.

Como escolher a válvula anti-retorno ideal para o seu negócio?

Mas afinal, qual é a válvula anti-retorno ideal para o seu negócio? Já falamos neste texto que existe uma variedade de peças e de aplicações disponíveis na utilização dessas peças, por isso, para saber qual se encaixa melhor nos seus procedimentos internos, você precisa fazer algumas ponderações, como:

  • Qual é a compatibilidade do material com o meio?
  • Qual é o tamanho da linha para pontos de conexão?
  • Quais são os requisitos de pressão máxima e pressão de fissura?
  • A instalação será horizontal ou vertical?
  • Quais são as necessidade de acessibilidade para inspeções e reparos?
  • Quais são as temperaturas registradas na peça (externa e fluidos)?

Saiba mais sobre válvulas hidráulicas

Válvulas anti-retorno possuem uma função primordial para processos hidráulicos: garantir o transporte de fluidos em uma única direção, garantindo que o líquido ou gás conduzido não retorne para a máquina de origem. 

E para certificar que a peça funcionará conforme o esperado e que o processo não será atrapalhado, é fundamental a escolha de peças de qualidade, com certificações especiais, certo?

Além das válvulas anti-retorno, a Hennings possui uma linha completa de válvulas hidráulicas para o controle de fluxo, veja as opções abaixo:

  • Válvulas de Esfera.
Válvulas de esfera - Válvula anti-retorno
  • Válvulas de Controle de Fluxo.
  • Válvulas Isoladoras de Manômetro.

Quer saber mais sobre válvulas hidráulicas, entender melhor as suas funcionalidades e como elas podem ajudar a melhorar o desempenho na sua empresa? Conheça nossa linha completa de válvulas e descubra como as peças comercializadas pela Hennings podem te ajudar na melhoria da sua produção!

Outros conteúdos

Deseja saber mais sobre hidráulicas e seus principais produtos? Confira nossos outros conteúdos e fique por dentro de todas as novidades do Blog Hennings.

O que são e quais os benefícios de utilizar as juntas rotativas.
Aprenda a dimensionar uma mangueira hidráulica.
Tubos de Aço Hidráulicos.