,

O que são e quais os benefícios de utilizar as juntas rotativas.

Para atender diferentes modelos de produção empresas precisam utilizar variados tipos de peças e conexões hidráulicas nos seus negócios. Por isso, existem diversos modelos de componentes industriais disponíveis no mercado. Neste artigo, falaremos sobre as juntas rotativas, peças pouco exploradas ou conhecidas até mesmo por pessoas da área, mas que são de extrema importância para diversos negócios.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia este conteúdo até o final e descubra o que são e quais os benefícios de utilizar as juntas rotativas na sua empresa!

O que são juntas rotativas?

Originalmente chamadas de Swivels, e também conhecidas como uniões rotativas ou giratórias no mercado nacional, as juntas rotativas são peças hidráulicas utilizadas para ligação entre mangueiras, conexões e cilindros. Na maioria dos casos, são usadas para a transferência de fluidos líquidos como óleo hidráulico em alta pressão.

Logo, de forma geral, uma união rotativa pode ser entendida como um equipamento hidráulico de alta precisão, que permite uma conexão mais precisa entre um tubo de alimentação estático e um cilindro ou sistema giratório. São especialmente projetadas para aplicações que requerem movimento, curvatura e torção da mangueira.

Vale ressaltar que as juntas rotativas são muito utilizadas em diversos segmentos da indústria, mas é no setor de mineração e nas máquinas florestais que seu uso é mais difundido.

Qual a importância de usar juntas rotativas?

Assim como outros modelos de conexões hidráulicas, as juntas rotativas são igualmente importantes por trazerem a possibilidade da aplicação em diferentes equipamentos e maquinários industriais. As peças rotativas, inclusive, são de extrema relevância por possibilitarem a conexão entre sistemas/peças estáticas e partes móveis.

Possivelmente, a aplicação mais conhecida de juntas rotativas está presente nos equipamentos de mineração ou de extração florestal, que utilizam o sistema de controle hidráulico como fonte principal da rotação articulada e da alta precisão.

Benefícios da junta rotativa

Agora que você sabe o que é uma junta rotativa, como ela funciona e em quais aplicações é usada, deve estar se perguntando: “quais são as vantagens na utilização delas?”.

Para lhe responder, confira logo abaixo os principais benefícios apresentados e porque elas são peças tão populares no mercado industrial: 

  • Permitem giros de 360°;
  • Maior mobilidade ao conjunto montado;
  • Melhor resistência ao desgaste;
  • Resiste a altas temperaturas;
  • Melhor distribuição de carga lateral (side load).
  • Maior controle de vazamentos;
  • Fácil manutenção;
  • Diversidade de modelos e aplicações.

Juntas rotativas da Hennings

A Hennings é distribuidora oficial das juntas da Taimi no Brasil, componentes hidráulicos destinados a eliminar a torção em instalações de conjuntos de mangueiras hidráulicas.

Com qualidade canadense, as juntas rotativas da Taimi não utilizam rolamentos de esfera e, portanto, são mais robustas, duráveis e suportam condições extremas de funcionamento, como altas temperaturas, pressões e variadas condições químicas também.

Quer saber sobre as juntas rotativas Taimi? Conheça a linha completa distribuída pela Hennings! As peças são ultra resistentes, apresentam uma expectativa de vida até 10 vezes maior quando comparadas a outros modelos de juntas rotativas com esferas.

Melhore suas operações com peças de alto padrão

As juntas rotativas são muito importantes porque se diferem de peças convencionais e podem ser conectadas tanto a equipamentos estáticos, quanto a sistemas móveis. Além disso, a aplicação é diversa: elas podem ser usadas em ramos industriais variados.

Assim como qualquer modelo de produção industrial, é essencial que sejam usadas peças de qualidade e que garantam a eficiência operacional que a sua empresa precisa. Por isso, se você está procurando por conexões hidráulicas de qualidade e com certificações internacionais, vale a pena conhecer as linhas de peças da Hennings! Acesse nosso site e descubra mais sobre equipamentos de alto padrão.