Manutenção de Mangueiras Hidráulicas

Mangueiras hidráulicas são produtos muito resistentes e duráveis. Mesmo assim, podem sofrer danos e eventualmente precisam ser trocadas. Por isso, a manutenção de mangueiras hidráulicas é um assunto essencial para quem trabalha com esses produtos. Acompanhe este artigo e fique por dentro de tudo o que precisa saber sobre isso.

Por que se preocupar com a manutenção de mangueiras hidráulicas

Ao utilizar uma mangueira em condições ruins, os equipamentos terão sua eficiência reduzida, fazendo com que os trabalhos sejam realizados de forma mais lenta. Isso pode ser evitado realizando manutenções para identificar potenciais riscos e neutralizá-los, substituindo a mangueira danificada.

Mas, acredite, desempenho reduzido é o menor dos problemas que se pode ter ao deixar de fazer a manutenção das mangueiras hidráulicas. Uma mangueira avariada pode provocar vazamento de óleo ou outros fluidos hidráulicos, o que pode levar não somente a perda de materiais, mas também a sérios danos ambientais, em alguns casos.

Fatores que danificam uma mangueira hidráulica

Existe uma série de fatores que impactam a vida útil de uma mangueira hidráulica e que podem estar relacionados à utilização inadequada, erros na instalação e até à escolha dos componentes do sistema hidráulico. Veja alguns exemplos:

  • Mangueiras e terminais de baixa qualidade;
  • Na montagem, aplicar uma prensagem acima ou abaixo do recomendado para o diâmetro da mangueira;
  • Movimentação excessiva da mangueira;
  • Usar mangueiras incompatíveis com a composição química do fluido transportado;
  • Mangueiras conduzindo ar seco ou envelhecido;
  • Selecionar mangueiras e terminais incompatíveis;
  • Mau posicionamento da mangueira ou do terminal no momento da instalação;
  • Selecionar mangueiras com comprimento inadequado para a sua aplicação.

Evitando esses cenários você reduz as chances de danos e a manutenção de mangueiras hidráulicas pode ser feita com muito mais segurança.

Tipos de manutenção

Existem três formas de manutenção de mangueira hidráulica: preventiva, preditiva e corretiva. Explicaremos cada uma a seguir.

Manutenção preventiva

Na manutenção preventiva, você determina um programa de manutenção a ser realizado periodicamente, com inspeções, ajustes e eventualmente a troca de mangueiras e outros componentes. Dessa forma, você lida com problemas como rompimentos e vazamentos antes mesmo que eles aconteçam.

Manutenção preditiva

Assim como a preventiva, a manutenção preditiva busca reduzir as probabilidades de falha nos sistemas hidráulicos. A diferença é que esta última monitora rotineiramente as condições da máquina para identificar sinais de que o sistema hidráulico está prestes a falhar. Só então realiza o monitoramento e a troca da mangueira.

Manutenção corretiva

Quando você falha em realizar as duas formas anteriores de manutenção, é a essa alternativa que você recorre, pois ela visa reparar o sistema hidráulico após o problema ter acontecido. Ou seja, o melhor é evitar chegar a essa etapa, principalmente quando a falha tende a gerar consequências mais graves.

Sinais de que deve ser feita a manutenção

Para tornar mais simples o processo de identificar quando a manutenção da mangueira hidráulica deve ser feita, listamos alguns dos sinais observados mais frequentemente:

  • Vazamentos ao longo da mangueira ou nos terminais;
  • Cobertura com bolhas, fendas ou desgaste;
  • Reforço exposto;
  • Mangueira torcida, dobrada ou deformada;
  • Terminais danificados ou com sinais de oxidação.

Ao perceber esses indícios, o recomendado é realizar a troca imediata da mangueira e dos terminais. Lembre-se de optar pelos produtos de um fornecedor confiável. Que tal conhecer nossa linha de produtos de mangueiras hidráulicas? Estoque à pronta-entrega para você.