,

O que levar em conta ao escolher terminais e mangueiras sanitárias?

Mangueiras Sanitárias são utilizadas na produção de alimentos que é um ramo que exige altíssimos padrões de higiene. Isso acontece para que os produtos finais se enquadrem em todas as normas vigentes e cheguem em boas condições e com qualidade até os consumidores, garantindo segurança e bem-estar.

Usar componentes industriais de qualidade, como as mangueiras sanitárias atóxicas, é uma das formas adotadas por empresas do ramo para que a fabricação dos produtos aconteça de forma segura.

Quer saber mais sobre as mangueiras sanitárias atóxicas, porque são comumente utilizadas e ainda como escolher a ideal para o seu negócio? Continue lendo este artigo e saiba tudo sobre o assunto!

O que são mangueiras sanitárias

De forma geral, a mangueira sanitária atóxica é indicada para a transferência, carga e descarga de substâncias que precisam manter níveis de higiene de alto padrão.

Na maioria das vezes, essas mangueiras são usadas em empresas alimentícias, principalmente no transporte de líquidos, como condução de leite, suco, molhos, refrigerantes, vinho e cerveja por exemplo.

Além do ramo alimentício, elas podem ainda ser usadas na fabricação de diversos segmentos da indústria, como na produção de cosméticos e essências.

Conheça os tipos de mangueiras sanitárias Hennings

Agora que você sabe o que são mangueiras sanitárias e em quais segmentos podem ser aplicadas, confira os diferentes tipos que são comercializados pela Hennings e saiba ainda mais sobre as suas especificações e aplicações. Confira!

Mangueira HPR ALIQSD – Sucção e Descarga de Alimentos Líquidos

Mangueira Sanitária Aliqsd

Desenvolvida para sucção e descarga de líquidos básicos, como água, vinho, cerveja, suco, refrigerante e leite, conforme norma FDA para alimentos aquosos.

Mangueira HPR ALIQSD-OIL – Sucção e Descarga de Alimentos Olesosos

Mangueira Sanitária Aliqsd-Oil

Mangueira de sucção e descarga construída em mandril adequada para alimentos oleosos, gordurosos líquidos ou pastosos de origem animal ou vegetal, como leite e laticínios.

Mangueira HPR ALIQSD-ABR – Sucção e Descarga de Alimentos Abrasivos

Mangueira Sanitária Aliqsd-Abr

Mangueira para sucção e descarga de alimentos sólidos altamente abrasivos granulados ou em pó, como: açúcar, café em pó, sal, grãos, leite, farinha, cereais e outros.

Mangueira HPR DYN – PVC Sucção e Descarga para Uso Geral e Alimentos

Mangueira Sanitária PVC

Usada para sucção e descarga de líquidos em geral, alimentos líquidos como sucos, leite e alcoólicos como vinho e cerveja (com no máximo 28% de álcool). Também pode ser usada para sucção de granulados finos e pellets termoplásticos de pequena granulometria.

Mangueira IVG Food Acapulco

Mangueira Sanitária Food Acapulco

Mangueira para sucção e descarga de alimentos gordurosos, produzida em borracha CR, resistente à gordura e ao envelhecimento.

Mangueira IVG Food Millennium Easy

Mangueira Sanitária Food Millenium Easy

Utilizada na sucção e descarga de vários produtos alimentícios como azeite, vinho, cerveja, sucos de fruta, alimentos gordurosos, leite e álcool até 96°C.

Mangueira IVG Hot Foodland

Mangueira Sanitária Hot Foodland

Mangueira para descarga de água quente e vapor, utilizada para lavagem de pisos nas fábricas de laticínios, matadouros e na indústria de alimentos em geral.

Mangueira IVG Hot Easyclean

Mangueira Sanitária Hot Easy Clean

Aplicada na lavagem com água quente em ambiente de alimentos com uma excelente resistência à elevadas temperaturas. Indicada para operações de higiene em laticínios, fábricas de conservas, matadouros e indústrias de processamento de alimentos. Cobertura particularmente resistente à gorduras.

Mangueira IVG Truck Citlaitflex/IIR

Mangueira Sanitária Truck Citlaitflex IIR

Sucção e descarga de leite e alimentos. Sua estrutura assegura uma alta flexibilidade e capacidade de manobra, sendo ideal para utilização em navios-tanques para coleta e transporte de leite. Não é recomendado para conexões abaixo de 2m.

Como escolher a mangueira sanitária ideal: método STAMPED

Com tantas informações sobre mangueiras sanitárias, pode ser que você fique se perguntando como escolher a ideal para a sua empresa.

Para escolher a mangueira sanitária correta indicada para a sua necessidade, você pode utilizar o método STAMPED, que serve exatamente para avaliar as principais necessidades de aplicação e escolher o modelo ideal de mangueira para cada necessidade.

No método STAMPED cada letra é uma questão a ser respondida, ou seja, uma especificação da mangueira. Confira logo abaixo todos os pontos avaliados na metodologia:

  • S – Diâmetro interno da mangueira;
  • T – Temperatura máxima aceita na operação;
  • A – Aplicação, atenção para o raio de curvatura;
  • M – Material a ser transportado, compatibilidade química;
  • P – Pressão máxima permitida de trabalho;
  • E – São as terminações, terminais ou conexões a serem utilizados;
  • D – Dados de entrega: onde, como e quando seu cliente quer receber o produto.

Conheça mais produtos da Hennings

As mangueiras industriais são apenas uma das opções de produtos fornecidos pela Hennings. Quer conhecer mais sobre os melhores componentes industriais presentes no mercado brasileiro?

Acesse o nosso catálogo de peças hidráulicas e confira todos os tipos de peças comercializadas por nós!

Conheça também outros conteúdos do Blog Hennings: