Os principais tipos de válvulas pneumáticas de controle de fluxo.

Na maioria dos circuitos pneumáticos, é fundamental a aplicação de peças que façam o transporte de ar de maneira segura e eficaz. Neste caso, as válvulas de controle de fluxo são comumente usadas.

Quer saber o que ela é exatamente, como funciona na prática e descobrir modelos de referência que podem ser usados no seu negócio? Continue lendo e saiba mais sobre o tema!

Válvula pneumática de controle de fluxo: como funciona?

Basicamente, a válvula de controle de fluxo é uma peça usada em máquinas industriais, mais especificamente em circuitos pneumáticos, que serve principalmente para controlar a direção e volume transportado de um material, nesse caso ar ou gases. Ou seja, é um componente que permite o controle de fluidos (ar ou gases) de maneira mais precisa, auxiliando na gestão da circulação ou retenção.

Vantagens de  usar  válvula de controle de fluxo

Mas afinal, por que o uso dessas válvulas é importante para indústrias que trabalham com ar ou gases? De forma geral, isso pode mudar conforme o tipo de fluido armazenado, mas os principais benefícios são:

  • Possibilita maior controle do fluxo;
  • Possibilita transportar fluidos em maior pressão, velocidade ou volume;
  • Torna a produção mais segura;
  • Aumenta a eficiência da máquina em questão;
  • Confere alta resistência – aceita diversos tipos de materiais;
  • Tem alta durabilidade.

Tipos de válvula de controle de fluxo

No mercado brasileiro, é mais comum que existam dois principais tipos de válvulas, as lineares onde o obturador tem um movimento de retenção retilíneo (válvulas globo e diafragma), e as de deslocamento rotativo, no qual o obturador faz um movimento de rotação (válvula borboleta e de esfera).

Quer saber mais sobre os principais tipos de válvulas pneumáticas de controle de fluxo comercializados pela Hennings? Conheça abaixo os principais modelos:

Válvula de Controle de Fluxo

Válvula de Controle de Fluxo Milimétrica

Válvula de Controle de Fluxo Macho BSPT

Válvula de Controle de Fluxo Macho BSPP

Válvula de Controle de Fluxo Manual

Como escolher uma válvula de controle ideal?

Mesmo sabendo tudo sobre as válvulas pneumáticas de controle de fluxo, é possível que ainda haja dúvida sobre como escolher a melhor opção para o seu modelo de produção. Para te ajudar, separamos os principais pontos que você deve analisar na hora de definir qual modelo usar.

Pondere os seguintes pontos:

  1. Pressão de trabalho;
  2. Volume de fluido transportado;
  3. Tipo e estado do fluido em questão;
  4. Temperatura de trabalho do fluido;
  5. Diâmetro da tubulação na qual a válvula será aplicada.

Conheça as peças da Hennings

Sabemos que usar peças de qualidade, que garantam o bom funcionamento da sua máquina e a segurança da sua equipe, são as suas prioridades. Por isso, a Hennings distribui componentes de qualidade, com exclusividade.

Quer conhecer mais sobre a linha de produtos pneumáticos que a Hennings distribui? Conheça os modelos comercializados pela Hennings e descubra as melhores opções do mercado nacional!