O setor florestal brasileiro é um segmento de trabalho que envolve diversos processos e objetivos para o desenvolvimento econômico do país. Mas, você sabe quais são os tipos de plantações e colheitas feitas no Brasil?
Para entender tudo sobre o setor florestal brasileiro, qual o seu papel e como funciona a cadeia de transporte e produção de madeira, continue a leitura!
O que é colheita?
A colheita consiste no conjunto de atividades da engenharia florestal onde a extração de recursos naturais florestais é feita de maneira sustentável, tanto financeira, quanto ambiental.
Desse modo, a colheita florestal utiliza técnicas e padrões estabelecidos para transformar a madeira no produto final.
As principais etapas envolvidas na colheita florestal são:
- Corte seletivo (Desbaste);
- Corte raso;
- Processamento;
- Baldeio;
- Carregamento;
- Transporte.
Produtos derivados da colheita florestal: quais são?
Mas afinal, qual é o objetivo da colheita florestal?
O principal foco da colheita florestal é extrair recursos naturais para transformá-los em produtos finais, que podem ser:
- Papel e celulose;
- Biomassa para energia;
- Chapas e painéis de madeira usados na construção civil;
- Móveis;
- Marcenaria em geral;
Principais tipos de plantações brasileiras
Pensando nos principais produtos derivados da colheita florestal, o Brasil é especializado principalmente no plantio de:
- Floresta de pinus;
- Floresta de eucalipto;
- Floresta de araucária;
- Floresta de acácia.
Como fazer a colheita florestal? Descubra quais são as ferramentas mais usadas
Agora que você sabe quais são os principais tipos de colheitas brasileiras, em quais produtos elas podem ser convertidas e quais são os processos para o desenvolvimento desse mercado, descubra como é feita a colheita na prática.
Primeiramente, é necessário entender que a colheita pode ser feita de duas principais formas:
- Colheita semimecanizada: utiliza a motosserra para derrubar, desgalhar e cortar em pequenos pedaços as árvores.
- Colheita mecanizada: usa equipamentos com inovações tecnológicas para elevar a produtividade do trabalho florestal.
Confira agora algumas ferramentas usadas na colheita florestal brasileira e como elas funcionam para otimizar os processos e ajudar nas diferentes etapas.
Harvester
Esta máquina pode executar, sequencialmente, as operações de corte da árvore, derrubada, desgalhamento, descascamento e traçamento de toras.
Feller-buncher
É a máquina que desempenha a atividade de corte, acúmulo (o número de árvores acumuladas varia de acordo com o porte de cabeçote de corte e de acordo com o diâmetro das árvores) e posteriormente tombamento das árvores, formando feixes.
Skidder
É um trator florestal articulado com tração 4×4, 6×6 e até 8×8, desenvolvido exclusivamente para o arraste de árvores.
Forwarder
São máquinas, em sua maioria, articuladas, com suspensão da plataforma de carga sobre o chassi traseiro, além de uma grua hidráulica usada no carregamento e descarregamento da própria máquina, bem como formação de pilhas .
Conheça a linha completa de peças florestais da Hennings
Está procurando por peças que aumentem a sua produtividade e auxiliem na manutenção dos seus equipamentos? Então conheça a linha completa de peças para segmento florestal da Hennings!
Na Hennings, você encontra peças como mangueiras hidráulicas, adaptadores, conexões DIN, molas protetoras, juntas rotativas e dentes de corte, por exemplo. Fale com a gente!