Você sabe por que nunca se deve reutilizar um terminal já prensado em uma nova mangueira?

Em hipótese alguma devemos utilizar um terminal que já tenha sido utilizado anteriormente, isso é uma receita para problemas em sua mangueira. Nunca utilizar terminal usado em mangueira nova. Nesse post explicamos melhor os consequências dessa situação que pode parecer comum e normal, mas que pode causar sérios problemas financeiros e graves acidentes de trabalho.

Toda vez que houver a troca da mangueira hidráulica, deve-se utilizar terminais novos. A Recomendação é nunca utilizar terminal usado em mangueira nova.

Como o terminal já foi utilizado, durante o processo de prensagem, tanto a capa quanto o espigão se deformam na medida necessária para que ocorra o selo mecânico de vedação, uma vez que isso ocorre com o espigão não será mais possível repetir essa exata deformação novamente, ao reutilizar, seria necessário realizar uma prensagem excessiva que irá comprometer a vedação e ainda diminuir o fluxo do fluido, o que impacta diretamente no funcionamento da mangueira.

Terminal Usado
Terminal Novo

Em consequência disso, você poderá ter problemas no equipamento, causando prejuízos financeiros ou, pior ainda, acidentes graves.

Além disso, a troca do terminal de forma conjunta com a mangueira está prevista na norma ISO/TS 17165-2 (Práticas de montagem de mangueiras hidráulicas), ISO 4413 (Regras gerais e requisitos de segurança para sistemas hidráulicos) e a SAE J1273 (Recomendações práticas de montagem de mangueiras hidráulicas) e seus componentes, que deve ser seguida para evitar futuros problemas.

Depois dessas informações ficou mais claro o porque de nunca utilizar terminal usado em mangueira nova? Mesmo que seu cliente insista em fazer esse tipo de “manobra”, não aceite, os riscos são muito grandes. Acompanhe nossos posts aqui em nosso blog. Toda semana mais dicas e informações sobre o mundo da hidráulica com foco na linha de mangueiras e conexões.

Para mais informações sobre os nossos terminais prensáveis acesse nosso site e confira os modelos! Temos catálogos exclusivos para download, clique aqui para baixar.