O setor agrícola no Brasil hoje é totalmente diferente do que existia há algumas décadas. A modernidade e a tecnologia ganharam os campos e possibilitaram um salto de produtividade muito grande, com gerenciamento facilitado.
Existem hoje tecnologias pensadas especialmente para o meio agrícola, como é o caso de sensores de umidade e sistemas integrados. Além disso, esse setor utiliza atualmente algumas invenções que não eram inicialmente voltadas para o campo, como os sensores de temperatura, GPS, imagens aéreas, entre várias outras.
Esse cenário é chamado de “Agricultura de Precisão”, algo que tem aumentado os lucros dos produtores rurais e proporcionado maior segurança nos processos de toda a operação agrícola. Que tal entender um pouco mais sobre a relevância que o uso da tecnologia tem na agricultura?
QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE AVANÇO?
A inserção da tecnologia no setor agrícola é de grande importância por vários motivos. Um deles está diretamente relacionado à qualidade dos produtos, que com o avanço de métodos de plantio dispensam o uso de pesticidas, resultando em produtos cada vez mais orgânicos e com menos agrotóxicos. Desta forma, menos produtos químicos serão lançados nas águas e lençóis freáticos.
Outro ponto positivo é a facilidade e rapidez com que alguns processos são realizados: regar as plantações e colocar os fertilizantes na terra, por exemplo. A tecnologia permite que o controle da falta ou do excesso desses insumos seja feito de forma preventiva. Desse modo, cada planta é tratada de maneira única, diferenciada e personalizada às suas necessidades reais.
A redução do consumo de água também é resultado do uso da tecnologia na agricultura, que proporciona o aumento do lucro, a redução no valor do produto para o cliente final e a economia da água.
Temos também o aumento significativo na produtividade das lavouras. Com todos esses avanços, é possível detectar buracos na produção e replantar naqueles locais. Também é possível identificar mudas que não germinaram ou estão agredindo outras menores e remanejá-las.
5 TECNOLOGIAS ATUAIS
Existem hoje algumas tecnologias que foram criadas especialmente para facilitar o processo de plantio. Vamos conhecer algumas delas.
1- Sensores
Os sensores inteligentes têm sido grandes aliados dos agricultores, possibilitando o monitoramento geral da lavoura. Eles conseguem captar informações como: saúde da plantação, falta d’água em um determinado setor, entre outras informações que podem ser obtidas em tempo real.
2- Drones
Os drones são utilizados hoje nas plantações para captar informações por meio de imagens que vão desde a contagem de plantas até o monitoramento do nível de água, detecção de pragas nas plantas, entre várias outras.
3- GPS Agrícola
Mapeia toda a plantação, tira amostragens virtuais do solo, monitora inspeções e acompanha o nível de produção em um determinado local.
4- Big Data
É usado principalmente na agricultura de precisão, melhorando consideravelmente o fluxo de informações e analisando mais rapidamente os dados gerados, possibilitando uma tomada de decisão ágil e criação de estratégias mais eficientes.
5- Mobilidade
Todas essas ações podem ser monitoradas em tempo real, durante o expediente ou após ele. É possível, por exemplo, saber quais máquinas estão em funcionamento, quais equipes estão atuando, etc. E tudo isso pelo smartphone.
Quer ficar por dentro de todas as tecnologias que estiverem disponíveis no setor agrícola? Siga a Hennings nas redes sociais, estamos nas principais, Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube, ou procure por @henningsmanguerias e não deixe de acompanhar os nossos conteúdos.