Levar sistemas tecnológicos para o campo em máquinas agrícolas é uma tendência cada vez mais forte entre os produtores, principalmente, porque essas inovações se mostram muito eficientes, otimizando vários processos, aumentando a produtividade e diminuindo os gastos com desperdícios por meio da tecnologia.
A agricultura 4.0 tem ganhado muita força nos últimos anos, justamente pela sua eficácia.
Nesse artigo, descubra o que é a agricultura 4.0, quais as suas vantagens para a produção e como você pode fazer para colocar essa tecnologia em prática com máquinas agrícolas e tornar seu plantio ainda mais produtivo.
O que é agricultura 4.0
A agricultura 4.0 é um conjunto de tecnologias que integra e conecta sistemas e equipamentos agrícolas por meio de softwares.
Essa tecnologia é usada para automatizar diversos dos processos manuais e/ou pesados que são envolvidos na produção agrícola. E permite ao produtor conquistar maior produtividade e melhor desempenho em menos tempo.
Porém, não basta só saber o que é a agricultura 4.0. Precisamos entender como ela funciona. A agricultura 4.0 pode ser entendida como a agricultura da conectividade, pois a integração do campo com a tecnologia permite que haja coleta e monitoramento de dados para uma análise estratégica e operacional muito melhor.
Como funciona a agricultura 4.0
A utilização de ferramentas para a análise de dados é o que faz da 4ª revolução da agricultura o que ela é.
Através de sensores e de sistemas de inteligência artificial, todos os processos agrícolas conseguem ser acompanhados e mensurados, desde o pré-plantio até a colheita. A implementação dessas ferramentas torna a gestão do campo muito mais efetiva e permite que os produtores enxerguem a eficácia da sua produção de forma muito mais assertiva.
Por isso, torna as tomadas de decisões mais fáceis e estratégicas, por meio de previsões e dados muito mais embasados.
Vantagens da agricultura 4.0
Por se tratar de uma tendência inovadora e que traz ótimos resultados para produtores agrícolas, é normal que muito se fale sobre esse modelo produtivo, mas é necessário entender quais são os benefícios que a agricultura 4.0 traz para a produção agrícola.
Veja abaixo as principais vantagens na implementação da agricultura 4.0 no campo e como ela ajuda produtores a ganhar mais eficiência:
- Monitoramento de produção;
- Combate às pragas;
- Plantio mais eficiente;
- Tomadas de decisões mais assertivas;
- Redução nos impactos ambientais;
- Redução de custos.
Como implementar a agricultura 4.0?
Como mencionado anteriormente, a agricultura 4.0 envolve diversos sistemas e tecnologias, e por isso, pode não ser um método tão fácil de ser aplicado na prática. Porém, mesmo com esses desafios, existem formas diferentes de implementar a agricultura 4.0 no campo.
A mais tradicional delas é a implementação completa, que envolve várias etapas como: a adequação do maquinário, que deve receber sensores e ser adaptado para gerar dados sempre que estiver ativo, a aquisição de softwares para fazer a gestão de todos os dados adquiridos e a contratação de profissionais especializados que tornam a tomada de decisão ainda mais efetiva.
Mas não apenas essas medidas precisam ser tomadas para que a implementação da agricultura 4.0 seja concretizada. O uso de equipamentos de telemetria para avaliar a qualidade do plantio, do solo e do rendimento das máquinas, e a utilização de drones para averiguar a qualidade do plantio à distância são duas medidas que permitem, de forma muito mais simples, a coleta de dados e consequentemente decisões mais estratégicas.
Saiba mais sobre tecnologias agrícolas
Quer implementar a agricultura 4.0 ou entender mais sobre as inovações tecnológicas do campo, mas não sabe por onde começar? Conheça a linha completa de produtos para o setor agrícola da Hennings!
Descubra diversas peças e como elas podem ajudar seus negócios a se tornarem ainda mais eficientes.
Se interessou pelo conteúdo? Conheça o blog da Hennings e descubra diversos artigos para leitura sobre inovações tecnológicas no campo.
Algumas das nossas sugestões são:
- Inovações tecnológicas no setor de óleo e gás
- Biomassa: Quais as expectativas do mercado para 2022?
- Tecnologia aliada a Sustentabilidade no setor florestal