Equipamentos industriais precisam de manutenção preventiva de tempos em tempos, ou de acordo com padrões específicos, para diminuir as chances de falha, acidentes ou quebras inesperadas de itens importantes.
Neste conteúdo você vai saber porque é importante que as empresas invistam nesta prática. Confira os detalhes!
O que é a manutenção preventiva?
A manutenção preventiva em equipamentos industriais é realizada em períodos pré-determinados e de acordo com as regras dos fabricantes, sempre com o objetivo de reduzir os pontos potenciais de falha e preservar a vida útil.
Peças, itens e insumos passam por uma vistoria para identificar o que está funcionando corretamente e o que precisa de troca considerando o tempo previsto.
O procedimento pode ser feito em intervalos de meses, por exemplo, a cada 6 meses, ou se o equipamento já tiver consumido determinada quantidade de horas em sua operação – se alcançar 120 horas, por exemplo, de uso.
É o tipo mais usado e mais barato se comparado a outros como, por exemplo, a manutenção corretiva – que corrige danos e erros nos equipamentos. A preventiva também apresenta um custo inferior à manutenção preditiva – inspeções regulares feitas com aparelhos que avaliam de forma mais ampla algum tipo de problema na operação do equipamento.
Benefícios da manutenção preventiva
As empresas que adotam a manutenção preventiva respeitando todos os prazos dos equipamentos industriais conseguem obter várias vantagens em suas operações diárias, tais como:
– O procedimento ajuda a produção a se desenvolver conforme o planejado, sem pausas não programadas por causa da quebra de equipamentos sem manutenção;
– Colaboradores têm um ambiente mais seguro de trabalho com tudo funcionando de forma prevista;
– Há uma economia considerada na compra de materiais e os custos são reduzidos quando a manutenção preventiva é feita regularmente, evitando a compra de peças, por exemplo, que poderiam ter durado mais tempo;
– Os equipamentos têm desempenho mais eficiente e um dos resultados também é a economia de energia elétrica;
– As linhas de produção podem até ampliar a capacidade de operação, absorvendo mais trabalho quando os equipamentos funcionam de forma mais segura, com menor risco de falhas;
– Os desgastes dos equipamentos acontecem e são esperados, porém com a manutenção este fator pode ser mais controlado para evitar que se torne um problema muito mais grave no futuro.
Manutenção da mangueira hidráulica
Assim como os equipamentos industriais, a mangueira hidráulica também precisa passar por manutenção.
Com planejamento e intervalo de tempo definido pela empresa, a mangueira é inspecionada e a manutenção preventiva identifica o funcionamento do produto e indica a possível troca de componentes ou a substituição, caso sejam identificadas avarias.
É a principal forma de evitar riscos de vazamentos de óleo e fluidos hidráulicos, por exemplo, ou realizar o trabalho com um nível menor de eficiência da mangueira, o que também gera prejuízos à produção.
É necessário inspecionar vazamentos, fendas, terminais danificados e mangueira deformada – se algum destes problemas ocorrer, é imprescindível a troca da mangueira e dos terminais.
Saiba mais sobre mangueira hidráulica
Neste conteúdo você ficou sabendo como é importante a manutenção dos equipamentos industriais e também da mangueira hidráulica e seus terminais.
Se você precisar trocar a mangueira hidráulica da sua empresa, acesse o site da Hennings e conheça nossa linha completa de produtos de alta qualidade, eficiência e segurança.