Mangueiras hidráulicas são componentes muito utilizados para realizar o transporte de fluidos em processos industriais. São compostas por um tubo interno, muitas vezes feito em borracha sintética, além de uma camada de reforço e uma cobertura.
Existem inúmeras possibilidades de aplicações para essas mangueiras, mas sua principal finalidade é transportar óleo pressurizado em equipamentos que funcionam por movimentação hidráulica. O óleo é bombeado através da mangueira, gerando a força para que a máquina execute sua tarefa.
Qualquer profissional capacitado a comprar ou vender produtos industriais deve conhecer muito bem esse tipo de peça. Então confira este artigo e saiba mais sobre os benefícios e aplicações da mangueira hidráulica.
Benefícios no uso de mangueiras hidráulicas
Uma mangueira hidráulica possui características que as tornam a melhor alternativa para o transporte de fluidos hidráulicos, sendo muito mais vantajosas que tubulações ou outros tipos de mangueira, por exemplo. Veja a seguir quais características são essas.
Flexibilidade
O fato de serem elementos flexíveis lhes proporciona uma série de vantagens. Os processos de instalação e manutenção, por exemplo, são muito mais fáceis, economizando bastante tempo. Podem ser aplicadas de forma eficiente tanto em distâncias mais longas quanto em espaços reduzidos.
Além disso, também são capazes de absorver as vibrações que muitas máquinas e processos industriais provocam.
Resistência e segurança
Os materiais de que são feitas e sua estrutura em múltiplas camadas fazem com que esse produto resista a várias condições de trabalho, como:
- Temperaturas extremas;
- Altos níveis de pressão;
- Corrosão por substâncias químicas;
- Abrasão;
- Intempéries;
- Desgaste.
Vasta aplicabilidade
Devido às características mencionadas acima, mangueiras hidráulicas estão presentes em vários tipos de máquinas, processos e segmentos da indústria. Por exemplo:
- Prensas hidráulicas;
- Injetoras;
- Automóveis;
- Máquinas agrícolas;
- Guindastes;
- Elevadores.
Modelos de mangueira hidráulica
Cada aplicação possui condições de trabalho próprias, e por isso exige um modelo de mangueira com características específicas. É imprescindível se manter atento a esses detalhes. As variáveis que determinam o tipo de mangueira a ser utilizada são:
- Temperatura ambiente e do fluido que será transportado: cada modelo de mangueira é capaz de suportar uma escala particular de temperatura de trabalho;
- Nível de pressão de trabalho: cada mangueira pode operar em uma escala de pressão diferente, que pode variar entre baixa, média, alta e super alta;
- Tipo de pressão de trabalho: mangueiras para sucção ou descarga de fluido têm estruturas diferentes;
- Fluido transportado: certos materiais requerem mangueiras com uma resistência especial para não danificar o tubo interno;
- Intensidade de vazão do fluido: isso está diretamente ligado à medida da bitola da mangueira;
- Ambiente externo: algumas condições de trabalho exigem mangueiras cuja cobertura possua uma resistência específica, contra abrasão e intempéries, por exemplo.
Dito isso, vamos a alguns exemplos de modelos de mangueira:
- R6/1TE: modelo feito de borracha sintética resistente a óleo, reforçado com um trançado de fio têxtil, usado para transportar óleos em aplicações de baixa pressão, em linhas de retorno e linhas de drenagem;
- 2SN/R2AT: feito em borracha sintética e reforçado com dois trançados de aço, usado em linhas de média ou alta pressão;
- 4SH/4SP/R15: modelo mais resistente, com quatro espirais de aço reforçado, ideal para linhas de alta pressão em condições severas de trabalho, como aplicações florestais e mineração.
Para garantir a máxima qualidade das mangueiras hidráulicas, lembre-se de recorrer a fornecedores confiáveis e consolidados no mercado, como a Hennings. Conheça nossa linha de produtos de mangueiras hidráulicas Estoque à pronta-entrega para você.