Sistemas hidráulicos e industriais estão muito presentes na indústria. Ambos garantem o funcionamento de máquinas essenciais nos ciclos de produção. Tendo isso em mente, é necessário dar uma atenção especial à mangueira hidráulica e pneumática, pois são esses componentes responsáveis por gerar os movimentos mecânicos ao conduzir fluidos sob alta pressão por esses sistemas.
Embora tenham características em comum, esses tipos de mangueira possuem aplicações bem distintas. Para facilitar a escolha correta e contribuir ao máximo para a qualidade das linhas produtivas, este artigo vai lhe contar as principais diferenças entre mangueira hidráulica e pneumática.
Mangueira hidráulica e pneumática: diferenças entre as suas aplicações
As diferenças entre mangueiras hidráulicas e pneumáticas já começam no tipo de fluido que elas conduzem. No caso das mangueiras hidráulicas, como o próprio nome sugere, esses fluidos são materiais líquidos, geralmente óleo. Ou seja, a mangueira conduz o óleo sob alta pressão para um componente mecânico que utilizará essa energia para executar alguma tarefa.
Sendo assim, os sistemas hidráulicos são responsáveis pelo funcionamento de mecanismos em elevadores, prensas, máquinas do setor agrícola, implementos entre muitos outros.
O funcionamento de um sistema pneumático não é muito diferente, com exceção do fato de que, em vez de líquidos, as mangueiras pneumáticas transportam ar pressurizado. Esse recurso está bastante presente em indústrias alimentícias e têxteis ou equipamentos que trabalham com pressões mais baixas.
Composição das mangueiras hidráulicas
Outra diferença entre mangueiras hidráulicas e pneumáticas está em sua composição. As mangueiras hidráulicas são fabricadas a partir de materiais que as tornam resistentes a condições extremas de trabalho, mas, ao mesmo tempo, garantem a sua flexibilidade e facilidade de manuseio.
Materiais comuns na composição do seu tubo interno são borracha nitrílica, cloroprene, polietileno ou poliéster. Além disso, elas possuem um reforço em trançados têxteis, fios de aço ou espirais de aço, e uma cobertura durável, normalmente em borracha sintética.
Composição das mangueiras pneumáticas
Assim como as mangueiras hidráulicas, as pneumáticas precisam combinar flexibilidade e resistência para cumprir bem as suas funções. Como elas possuem uma aplicabilidade ampla na indústria, costumam ser fabricadas com o intuito de resistir a uma série de produtos, oxidação e mudanças de temperatura.
Materiais como nylon, PVC e borracha são comuns na composição das mangueiras pneumáticas, que também podem contar com um revestimento em fibra ou metal para resistirem melhor a pressões de trabalho mais elevadas.
Principais vantagens das mangueiras hidráulicas e pneumáticas
Em comparação com as mangueiras pneumáticas, as hidráulicas possuem uma capacidade maior de gerar força constante de trabalho, o que proporciona maior precisão ao sistema.
Por outro lado, uma mangueira pneumática tende a funcionar muito bem em alta velocidade. Outra diferença entre mangueira hidráulica e pneumática é o custo operacional dos sistemas onde são empregadas. Um sistema hidráulico que conduz óleos para a movimentação de máquinas exige um custo maior em relação aos sistemas pneumáticos, que operam com ar comprimido.
Espero ter eliminado suas dúvidas quanto às diferenças entre mangueira hidráulica e pneumática. Conheça nossa linha de produtos de mangueiras industriais. Estoque à pronta-entrega para você.