Uma mangueira industrial é uma peça flexível projetada para o uso específico em processos industriais. Qualquer procedimento, em qualquer segmento industrial, que requer o transporte de materiais líquidos, sólidos ou gasosos de um ponto a outro pode envolver o uso dessas mangueiras. Elas são a alternativa mais viável, confiável e segura para a maioria dessas atividades.
Portanto, se você trabalha com produtos industriais, precisa conhecer muito bem esses elementos. E é exatamente para isso que trouxemos este texto.
Por que utilizar uma mangueira industrial?
Quer entender o que faz com que o uso dessas mangueiras em processos industriais seja essencial? Veja a seguir algumas vantagens que as diferenciam de outros meios de condução, como tubulações rígidas.
- Possuem melhor relação custo-benefício;
- Têm a capacidade de absorver as vibrações geradas pelas máquinas, graças à sua estrutura flexível;
- A instalação e a manutenção são muito mais fáceis e rápidas;
- Podem ser aplicadas às mais diversas funções, desde o transporte de vapor em sistemas de refrigeração até o bombeamento de concreto na construção civil;
- São resistentes aos riscos gerados pelas condições severas de aplicação na indústria, como corrosão por componentes químicos, altas temperaturas e materiais abrasivos.
Modelos de mangueiras industriais
Dada a vasta variedade de processos que requerem o uso dessas mangueiras, elas estão presentes em vários modelos, com características bem específicas para cumprir cada uma dessas funções. A escolha de um modelo inadequado pode comprometer o desempenho do processo e levar a prejuízos.
Os modelos podem variar tanto na medida do seu diâmetro interno quanto na sua composição. Em geral, a estrutura de uma mangueira industrial se constitui em:
- Um tubo interno, normalmente produzido em PVC, borracha natural ou borracha sintética;
- O reforço, uma camada intermediária, que reveste e fortalece o tubo interno e pode ser formada por fios têxteis de alta resistência, trançados de arame de aço galvanizado ou espirais de aço;
- A cobertura, uma camada externa resistente para proteger a mangueira contra desgastes, abrasão e outros riscos externos, normalmente produzida em borracha sintético ou PVC.
Como escolher o modelo adequado de mangueira industrial?
Dadas essas características gerais, vamos agora lhe contar os fatores que devem ser considerados na hora de escolher um modelo de mangueira industrial.
- Nível de pressão: é o tipo de reforço que determina a faixa de pressão de trabalho em que uma mangueira é capaz de atuar. Uma mangueira industrial exposta a uma pressão acima do nível máximo indicado pelo fabricante vai se danificar rapidamente.
- Tipo de pressão: o processo de descarregar um fluido utiliza uma pressão de trabalho positiva, enquanto a sucção envolve uma pressão negativa. Isso também interfere na escolha do reforço.
- Material transportado: a mangueira precisa ter uma resistência química especial para transportar certas substâncias.
- Concentração do material transportado: deve ser levada em conta para selecionar o composto interno do tubo.
- Temperatura ambiente e do material transportado: cada modelo de mangueira também opera em uma faixa específica de temperatura.
Além disso, não se esqueça de verificar o comprimento que a mangueira deve ter para conduzir os fluidos devidamente e os terminais necessários para a instalação. Se estiver à procura de componentes de qualidade, venha conhecer nossa linha de produtos de mangueiras industriais. Temos estoque à pronta-entrega para você.