A microperfuração da cobertura de mangueiras cria pequenos orifícios na superfície externa para permitir o escape de acúmulo de gases, evitando o surgimentos de bolhas na cobertura da mangueira. Isso melhora a segurança, eficiência e durabilidade, sendo amplamente utilizada em diversos setores da indústrias. Saiba mais sobre a microperfuração nas mangueiras.
O que são as Microperfurações nas Coberturas de Mangueiras?
A microperfuração é um processo que consiste em fazer pequenos furos na cobertura de mangueiras hidráulicas ou industriais. Pode parecer contraintuitivo ter furos em algo que precisa ser pressurizado, mas esses pequenos furos, na verdade, ajudam a manter a mangueira em boas condições e estendem sua vida útil.
Para que essas microperfurações servem?
Vapor, ar e outros produtos gasosos podem permear (passar lentamente) pelo tubo interno das mangueiras e se acumular na área entre o reforço e a cobertura da mangueira, sendo assim, essas perfurações têm o objetivo principal de permitir a liberação dos gases para o ambiente.
Os pequenos furos perfuram apenas a cobertura da mangueira, então, os gases que gradualmente se acumulam entre o reforço e a cobertura podem escapar. Isso evita que a mangueira fique com bolhas ou inchaços, melhorando sua confiabilidade e vida útil.
Como elas são feitas?
O processo de microperfurar a cobertura das mangueiras é realizado por uma máquina específica com pontas de agulha que passam ao longo da mangueira quando ela é puxada através da máquina, perfurando a cobertura em uma série de perfurações uniformes que param na camada de reforço.
Qual a diferença entre perfurações e Falhas nas Mangueiras?
As perfurações podem ser frequentemente confundidas com falhas em uma mangueira nova, onde o usuário que não reconhece este tipo de processo pode acreditar que recebeu uma mangueira danificada/furada, mas os pequenos furos são visíveis e normais.
Em casos muito raros de defeitos de fabricação, as perfurações podem penetrar muito fundo (ou muito pouco) na cobertura da mangueira (devido às variações da espessura da cobertura) e, portanto, causar vazamentos ou bolhas. Uma microperfuração nunca deve permitir o vazamento constante do fluído, portanto, caso observar algum indício de anomalia, contate seu fornecedor.
Problemas comuns em Mangueiras com Microperfuração
Em mangueiras termoplásticas (SAE 100R7, Limpeza de Galeria, e similares) é muito comum que, quando haja uma dobra na estrutura, vazamentos ocorram pelos pequenos furos da cobertura, por conta de “quebra” do tubo interno de material plástico.
Comumente, os usuários podem acreditar que a mangueira está “furada”, porém a origem do vazamento é na verdade relacionado ao mau uso (dobra) da mangueira.
Quais Mangueiras Utilizam a Microperfuração em sua Cobertura?
As mangueiras que utilizam a cobertura microperfurada são as que conduzem principalmente gases e vapores, como as mangueiras para uso com solda, vapor saturado, ar comprimido, nitrogênio etc.
Para identificar via catálogo se uma mangueira possui ou não a cobertura microperfurada, palavras-chave podem ser buscadas nos data sheets de mangueiras, como por exemplo: cover pin-pricking e pin pricked.
Microperfuração em Mangueiras: Pequenos furos que fazem grande diferença
A microperfuração na cobertura de mangueiras pode parecer um detalhe curioso à primeira vista, mas na verdade é uma técnica usada para garantir que as mangueiras funcionem da melhor forma possível. Esses pequenos furos permitem que gases acumulados sejam liberados, evitando problemas como bolhas e inchaços. Com isso, a vida útil das mangueiras é prolongada, e a segurança no uso é garantida.
Entender esse processo ajuda a evitar preocupações desnecessárias com supostos defeitos em novas mangueiras e a fazer um uso mais consciente e seguro dos equipamentos. Se surgir alguma dúvida ou se você notar algo fora do comum, o ideal é sempre consultar um especialista técnico. Isso assegura que as mangueiras continuem a funcionar de maneira eficiente e sem surpresas desagradáveis.