A safra de 2022 foi marcada por diversos fatores que causaram a oscilação do mercado: ano de eleição presidencial, guerra na Ucrânia, mudanças climáticas e altos índices de inflação nas grandes economias mundiais.
Mas, afinal, o que devemos esperar para a safra 2023?
Para entender quais são as principais projeções de especialistas, o que esperar dos próximos meses e quais são as tendências da safra 2023, continue lendo!
Safra 2023: o que os especialistas esperam?
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), um dos principais órgãos de pesquisa e estatísticas do Brasil, publicou em setembro uma nota com as principais projeções para o setor agropecuário em 2022 e 2023.
A principal novidade levantada pelo instituto diz respeito ao crescimento esperado para o PIB (Produto Interno Bruto) do setor agropecuário no próximo ano, que deverá chegar a 10,9%.
A projeção deve-se principalmente ao crescimento na produção vegetal (com previsão de expressivas altas esperadas pela Companhia Nacional de Abastecimento para as produções de soja e milho) de 13,4% e de 2,6% na produção animal (em função do bom desempenho na produção de bovinos e de suínos).
Contudo, de maneira geral, as principais expectativas para safra 2023 são:
- Clima mais estável e ameno;
- Custos de produção mais baixos;
- Ambições de uma boa colheita.
Desafios da safra 2023: quais são?
Mesmo com previsões otimistas, o mercado agropecuário ainda encontra-se num momento delicado.
Por isso, é necessário que os cuidados sejam tomados para que os resultados alcancem os números previstos.
Ainda sobre as pesquisas do Ipea, o instituto não levou em consideração a possibilidade de novos conflitos políticos ou desastres climáticos para a elaboração das previsões.
Desse modo, a alta no VA (valor adicionado) ao setor agropecuário está diretamente ligada a um cenário de normalidade climática/política para a safra 2023.
Crescimento lento
Mesmo com um crescimento lento, os índices do mercado agropecuário brasileiro são positivos desde 2022, quando ganhou notoriedade internacional pelas exportações realizadas em comparação aos anos anteriores.
Com boas perspectivas políticas e climáticas, tudo indica que pode alcançar bons números na safra 2023, principalmente na produção de grãos, como: soja, milho e trigo.
Fique por dentro do mercado industrial agropecuário
Com resultados positivos, o mercado agropecuário crescerá não apenas economicamente, mas também operacionalmente.
Afinal, com o aumento das demandas e ofertas do mercado, os gestores e produtores agropecuários precisam estar preparados para produzir e atingir metas.
Uma forma de garantir que os resultados operacionais sejam atingidos é por meio da utilização dos equipamentos adequados.
Você está procurando por mangueiras e conexões para aplicações agropecuárias e não sabe onde encontrá-las?
Acesse o site da Hennings e confira catálogos completos de peças e componentes certificados e com qualidade garantida.
A Hennings é um dos maiores fabricantes e comercializadores de equipamentos hidráulicos para o mercado agro do país.