A silvicultura é uma prática já presente no setor florestal a alguns anos, porém ainda pouco conhecida no mercado.
No entanto, a silvicultura é uma forma de produção que pode mudar nossa relação com o meio ambiente, evitando o desmatamento e promovendo o crescimento econômico do país.
Saiba mais sobre a silvicultura e sua importância no setor florestal nesse conteúdo, e descubra como essa prática pode ajudar sua empresa a produzir ainda mais!
O que é a silvicultura?
A silvicultura é o plantio e cultivo de árvores de espécies nativas brasileiras, planejados para colheita e comercialização de madeira ou produtos florestais não madeireiros.
Além de ser uma medida eficaz para proteger o solo, recuperar nascentes, deixar o ar mais limpo e a temperatura mais amena, essa prática também traz um excelente retorno econômico.
Quais os benefícios ambientais da silvicultura?
Um dos maiores desafios da economia brasileira, e mundial, é atrelar a produção em escala e a preservação do meio ambiente, combatendo o desmatamento e a poluição.
Pensando nisso, a silvicultura é uma prática que consegue atingir esse objetivo, pois em cultivar árvores nativas brasileiras ela contribui com serviços ecossistêmicos, como na melhora da qualidade da água, do solo e no fornecimento de abrigo para a fauna.
Podemos citar também, sua importância climática que, por se tratar de espécies nativas e que levam mais tempo de crescimento, também estocam carbono por um período mais longo, tanto durante seu desenvolvimento quanto nos produtos de madeira sólida da espécie.
Esse período maior de crescimento também reduz a quantidade de impactos que podem ocasionar no ambiente, como a colheita e a manutenção de estradas rurais.
Devo investir na silvicultura?
Essa é uma pergunta que você deve estar pensando, e a resposta é sim! A silvicultura traz excelentes resultados econômicos para quem investe na atividade.
Análises apontam que a silvicultura de espécies nativas gera um retorno maior do que a cultura de outras espécies, além de gerar renda e oportunidades de trabalho no meio rural.
Existem diversos modelos de plantio que podem ser implementados para investir na silvicultura, alguns deles são:
- Plantio econômico biodiverso: cultivo de diferentes espécies nativas, ordenadas segundo as condições ecológicas de cada espécie;
- Plantio econômico monocultura: o cultivo é de apenas uma espécie nativa, com manejo semelhante ao do eucalipto;
- Plantio misto: utiliza em seu cultivo espécies nativas e exóticas.
Entre as espécies nativas de produto madeireiro mais cultivadas no Brasil, estão o paricá, o jequitibá-rosa, o louro-pardo, o louro-freijó, o mogno, o guanandi, a tatajuba e a família dos ipês.
Já entre as espécies nativas de produto não madeireiro estão o cacaueiro, o açaizeiro, a macaúba, a erva-mate, o cumaru, a candeia e a palmeira juçara.
Portanto, se você já está no ramo florestal ou não, essa é uma grande oportunidade para produzir mais e poder preservar o meio ambiente.
Saiba mais sobre o seguimento florestal!
Se você deseja saber mais sobre o seguimento florestal e outras dicas exclusivas, confira outros conteúdos do blog Hennings.
Tipos de plantações e colheitas do setor Florestal no Brasil.
Dentes de Corte para Feller Buncher.
Juntas Rotativas Hidráulicas: Como escolher?