Quando se pensa na tecnologia e sustentabilidade no setor florestal, logo vem à cabeça o impacto negativo que a produção desses insumos tem sobre o meio ambiente, desde a sua produção até a forma como estes são comercializados.
Nesse artigo vamos conferir como o setor de base florestal tem se preocupado cada vez mais em atender clientes do mundo todo que prezam pela responsabilidade socioambiental e buscam utilizar a árvore como uma matéria-prima renovável. Vamos entender também como o setor tem buscado manter seus processos sustentáveis e investir nas pesquisas que desenvolvem ainda mais esse tipo de inovação.
VISÃO SUSTENTÁVEL
A sustentabilidade tem sido pauta nas agendas das empresas que trabalham a partir da produção de árvores plantadas, servindo como base para assuntos econômicos e socioambientais. Com isso, pode-se dizer que, no mercado atual, alinhar bons resultados financeiros, preservação do meio ambiente e bem-estar populacional é a melhor fórmula para a prosperidade de uma organização.
INOVAÇÕES DO SETOR
Os investidores deste setor têm se voltado cada vez mais para a ciência e a tecnologia, buscando encontrar mais soluções para problemas que ainda existam e possam, de alguma forma, fugir de suas propostas sustentáveis. É o caso da busca pela neutralização de carbono, por exemplo. Todo esse investimento vai resultar em um número muito maior de árvores plantadas e seus subprodutos servirão como matéria-prima renovável na fabricação de mais de cinco mil produtos estabelecidos no mercado, como o papel, ou que ainda estejam em fase de testes, como cosméticos e produtos de higiene pessoal.
A extração da celulose nanocristalina (CNC), que tem a sua produção totalmente realizada a partir de fontes renováveis, e a retirada da nanocelulose das fibras de celulose, são outros exemplos. Essas substâncias são utilizadas para dar resistência a produtos como tintas e tecidos, além de adicionar grande valor aos produtos feitos desse material.
Os programas de melhoramento genético, a compra de maquinários novos e o aprimoramento dos processos de produção são os setores que mais recebem investimento no âmbito florestal. A indústria também tem colocado seu capital em tecnologias que, de alguma forma, se relacionem com a melhoria dos seus processos, reduzam o consumo de energia e o uso de combustíveis fósseis. Além disso, apoiam centros de pesquisas e universidades que estejam buscando solucionar problemas do campo.
FUTURO
Entendemos então, que o segmento de florestas plantadas tem buscado aliar produção, inovação, tecnologia e sustentabilidade. Essa prática trará cada vez mais visibilidade e resultados positivos.
O fato é que essa forma de atuar no mercado traz grandes benefícios para a população, desde o produtor até a comunidade – os produtores rurais têm a chance de aumentar sua renda e diversificar sua produção; a comunidade terá a oportunidade de criar novos negócios florestais e gerar empregos para os moradores da região, e assim por diante.
A Hennings atende algumas das maiores empresas nesse setor que estão sempre visando a melhoria contínua de sua produção, buscando os melhores produtos em hidráulica para promover a tecnologia aliada à sustentabilidade em seus processos. Por isso, a Hennings traz em sua linha de produtos mangueiras e conexões hidráulicas especiais para esse setor, com maior resistência e durabilidade.
Para conhecer esses produtos, acesse o link e saiba mais como melhorar a sua produção.
Fique por dentro dos assuntos e não deixe de seguir a Hennings nas redes sociais.