Tipos e Aplicações de Mangueiras Hidráulicas

Conhecer os tipos e aplicações de mangueiras hidráulicas é algo imprescindível para quem atua em qualquer segmento da indústria, pois estas estão presentes em diversos equipamentos que utilizam o sistema hidráulico para movimentação.

Por serem tão importantes, as mangueiras hidráulicas possuem diferentes modelos com variadas especificações, que as fazem ser únicas para cada tipo de aplicação em vários setores.

As mangueiras hidráulicas são componentes que exigem muitos cuidados, seja na sua escolha e, também na sua manutenção. Se não forem escolhidas da forma correta para sua devida utilização, ou forem aplicadas incorretamente podem causar acidentes, falhas e perdas inestimáveis.

Para ajudar você a conhecer melhor os tipos e aplicações de mangueiras hidráulicas criamos esse conteúdo exclusivo, com tudo o que você precisa saber sobre esses elementos.

Aplicações de mangueiras hidráulicas

Tipos e aplicações de mangueiras hidráulicas

Como já comentamos, as mangueiras hidráulicas são aplicadas em diferentes segmentos da indústria e são essenciais para equipamentos que utilizam sistemas hidráulicos.

Estas fazem o transporte de fluidos hidráulicos nas máquinas, permitindo seu funcionamento e movimentação, e podem ser utilizadas em equipamentos internos nas indústrias, ou externos em contato com o meio ambiente.

Aqui você confere quais são os principais setores que utilizam as mangueiras hidráulicas e suas aplicações.

Mineração

A mineração é uma das principais atividades econômicas do Brasil, e as máquinas e equipamentos utilizados nesse segmento devem ser de alta qualidade, suportando condições extremas de trabalho.

Esses equipamentos exigem mangueiras hidráulicas mais resistentes e com longa vida útil, que podem ser utilizadas nos sistemas hidráulicos de pás carregadeiras, trator de esteira, escavadeira, moto niveladora, caminhão basculante, entre outros.

Florestal

O segmento florestal no Brasil é o setor responsável pela produção de itens a base do cultivo de árvores de reflorestamento para fins industriais. Essas árvores viram produtos como madeira serrada, papel, celulose, pisos e painéis de madeira ou ainda carvão vegetal.

Em todo o processo de extração, transporte e armazenamento desse setor são utilizados maquinários específicos de alto desempenho, como harvester, Feller Buncher, Harwader, Feller-Skider, Highlander e outros que também possuem sistemas hidráulicos.

Agrícola

As máquinas e implementos agrícolas tem evoluído muito tecnologicamente e com uma grande velocidade nos últimos anos.

Como enfrentam diariamente ambientes severos como intempéries, alta temperatura, poeira, água, lama e fluidos agressivos, os sistemas hidráulicos devem conter componentes de alta tecnologia e qualidade que garantam o maior tempo possível de máquina em trabalho.

No setor agrícola, as mangueiras hidráulicas são aplicadas em equipamentos e implementos como tratores, semeadoras, plantadoras, colheitadeiras, pulverizadores, ceifadoras e enxadas rotativas.

Tipos de Mangueiras Hidráulicas

As mangueiras hidráulicas são divididas em quatro categorias de acordo com seu reforço, cada uma atendendo níveis de pressão e aplicações diferentes.

Essas categorias são: Mangueiras com trançado têxtil; Mangueiras com um trançado de aço; Mangueiras com dois trançados de aço; e Mangueiras espiraladas.

Mangueiras hidráulicas com trançado têxtil

Utilizadas em linhas hidráulicas de baixa e média pressão, de retorno e linhas de drenagem, possuindo reforço com um ou dois trançados têxteis.

Mangueira Hidráulica com Trançado Têxtil

Mangueiras hidráulicas com um trançado de aço

Com reforço em 1 trançado de aço, as mangueiras dessa categoria são utilizadas em linhas de retorno, baixa e média pressão, linhas de drenagem e sucção, e linhas piloto.

Mangueiras Hidráulicas com Um Trançado de Aço

Mangueiras hidráulicas com dois trançados de aço

Produzidas com reforço em 2 trançados de aço, estas podem ser aplicadas em linhas de média e alta pressão em diversos setores, resistindo a condições adversas de trabalho e temperatura.

Mangueira Hidráulica com Dois Trançados de Aço

Mangueiras hidráulicas espiraladas

As mangueiras espiraladas são produzidas especialmente para linhas hidráulicas de super alta pressão, possuindo reforço em 4 ou até 6 espirais de aço, com coberturas específicas para suportar condições extremas de serviço e altas temperaturas.

Mangueiras Hidráulicas Espiraladas

Mangueiras Hidráulicas Manuli

A Hennings é distribuidora oficial, no Brasil, das mangueiras hidráulicas produzidas pela Manuli Hydraulics, uma fabricante italiana reconhecida mundialmente por sua qualidade e alta tecnologia.

Agora que você já conhece os tipos e aplicações de mangueiras hidráulicas, confira toda a linha de Mangueiras Hidráulicas Manuli em nosso site e consulte o catálogo completo da fabricante.

E, para saber mais sobre hidráulica, acesse nossos outros conteúdos e fique por dentro das nossas novidades.