,

Engates rápidos para sistemas hidráulicos.

Cada vez mais o mercado industrial passa por evoluções e consequentemente busca soluções inovadoras para diferentes tipos de produção com objetivo de aumentar o desempenho e facilitar o trabalho no dia a dia. E os engates rápidos surgiram com essa proposta: serem peças eficientes e de fácil utilização. Você sabe o que são engates rápidos, por que eles são tão utilizados e que vantagens as empresas têm ao utilizá-los?

Continue lendo este texto e descubra tudo o que você precisa saber sobre engates rápidos!

O que é um engate rápido?

Basicamente, o engate rápido é uma peça que pode ser facilmente conectada ou desconectada de equipamentos hidráulicos de maneira manual, e auxilia no transporte de fluidos, como líquidos e gases, por exemplo.

Logo, o engate rápido exerce uma função parecida à de um registro, ou seja, serve para controlar ou interromper o fluxo desses compostos evitando vazamentos. Por isso, as peças atuam na segurança dos processos internos de conexão e na manutenção dos sistemas hidráulicos.

Vale ressaltar que os engates rápidos são utilizados em vários ramos industriais, como na produção de equipamentos industriais, circuitos de instrumentação, construção civil, equipamentos militares, ferramentas industriais, nas indústrias de alimentos, siderúrgica, petroquímica ou máquinas agrícolas.

Como engates rápidos funcionam em sistemas hidráulicos

Os engates rápidos contam com válvulas de retenção nos dois lados, que têm por objetivo contribuir com a vedação dos fluidos presentes no sistema e evitar a entrada de ar. Logo, quando acoplado, o engate rápido aciona automaticamente as válvulas, permitindo a passagem livre do fluido, sem ocorrer vazamento ou entrada de ar no circuito.

Portanto, no momento da desconexão, as válvulas são acionadas por meio de molas, que fecham simultaneamente e impedem a saída do fluido do circuito, mesmo que esteja em condições de pressão.

Leia nosso artigo sobre o funcionamento dos engates rápidos e descubra mais sobre as especificações das peças e como você pode escolher a ideal para o seu negócio.

Vantagens de engates rápidos

Os engates rápidos são peças populares e por isso são muito utilizadas. Contudo, nem sempre os profissionais entendem quais são os benefícios apresentados pela peça e qual a vantagem competitiva de usá-las no lugar de peças convencionais.

Confira logo abaixo algumas das principais vantagens apresentadas por operações que aplicam os engates rápidos:

  • Facilidade de manuseio;
  • Rapidez na instalação;
  • Baixa manutenção;
  • Menor tempo de operação;
  • Menor risco de vazamentos.

Engates rápidos da Hennings

Sabemos que a qualidade das peças industriais utilizadas é o principal fator para uma operação de eficiência. Por isso, você precisa de equipamentos que garantam o bom funcionamento dos seus processos e que contribuam para a segurança da sua equipe.

Sabe quais peças atendem a todas essas exigências? Os engates hidráulicos da Hennings! Conheça a nossa linha completa de engates rápidos e descubra os melhores sistemas industriais do mercado nacional. Algumas das peças presentes no nosso portfólio são:

  • Engates hidráulicos agrícolas;
  • Engates hidráulicos industriais;
  • Engates hidráulicos face plana;
  • Engates hidráulicos rosqueáveis face plana;
  • Engates hidráulicos rosqueáveis;
  • Engates hidráulicos rodoviários;
  • Engates hidráulicos de alta pressão;
  • Engates hidráulicos multismart;
  • Engates Dry Break/ Break Away.

Além de utilizar peças de qualidade, você precisa garantir o bom funcionamento delas. Para isso, saiba como fazer a manutenção dos seus equipamentos, de forma a garantir a segurança da sua equipe e uma produção eficiente. Leia nosso artigo “Manutenção preventiva em sistemas hidráulicos”.

Descubra as melhores peças para o seu negócio

Quer escolher peças eficazes e de qualidade para a sua produção, mas não sabe por onde começar? Conheça as linhas de conexões hidráulicas da Hennings e descubra os melhores sistemas hidráulicos presentes no mercado nacional.