Quais mangueiras utilizar para bombeamento de concreto?

O setor de construção civil é um dos mais importantes para a economia do Brasil. Componentes e insumos usados nos empreendimentos têm alta demanda. O mangote, ou mangueira para bombeamento de concreto, é uma peça comumente utilizada na construção de empreendimentos.

Você sabe o que ela é, quais as suas especificidades e qual modelo escolher para a sua necessidade? Leia este conteúdo até o final e saiba qual é a mangueira de concreto ideal para o seu caso!

O que é mangueira de concreto

Também conhecida como mangote, a mangueira de bombeamento de concreto é uma peça usada no transporte de materiais pesados e abrasivos, como concreto, argamassa e cimento, por exemplo.

Geralmente, essas mangueiras são construídas com reforços trançados de aço ou têxteis, que permitem maior flexibilidade no transporte de materiais, o reforço também dá ao produto maior resistência para aplicações em condições abrasivas e/ou severas.

Quais são as aplicações de mangueiras de concreto?

Mesmo tratando-se de mangueiras usadas no bombeamento de concreto e outros materiais abrasivos, existe uma variedade de peças e suas especificidades. Confira abaixo quais são os modelos comercializados pela Hennings e para que situação cada um deles é  indicado.

Bombeamento de concreto leve

Comumente usada no bombeamento de concreto leve e jateamento de encostas e túneis de construção civil, essas mangueiras são revestidas com borracha NR/SBR e contam com reforço têxtil de alta resistência. 

Bombeamento de concreto pesado

Mangueiras compostas por borracha de alta resistência a abrasão com reforço em quatro telas metálicas. São popularmente usadas na movimentação de concreto pesado, ou seja, são conectadas a bombas de médio ou grande porte e por isso podem suportar grande volume de bombeamento e condições de maior pressão.

Projeção de argamassa e gesso

São mangueiras constituídas por borracha sintética de alta resistência e flexibilidade, especificamente projetadas para o lançamento de argamassa e gesso, tornando o trabalho mais leve e ergonômico.

Sucção e descarga de materiais abrasivos

Neste caso, as mangueiras são utilizadas para o transporte pneumático de cimento em pó e outros materiais similares por meio de caminhões-silo. São mangueiras fabricadas em borracha sintética de alta resistência, que possuem reforço têxtil e de fios de cobre. 

Jato de areia e granalha de aço

Projetada especificamente para o jateamento de areia ou granalha de aço em ramos industriais em geral, pode ser usada também para a projeção de argamassa e outros abrasivos. É comum na construção civil e na mineração.

Conheça as mangueiras de concreto Hennings

Gostou de saber mais sobre mangueiras de concreto, para  que elas servem e quais são os tipos existentes no mercado nacional? 

Para ter acesso a informações na íntegra, confira  o catálogo completo de mangueiras para bombeamento de concreto e descubra tudo sobre o assunto!

Acesse também nossos outros conteúdos e saiba mais sobre mangueiras e conexões industriais.